AGENDA

Feb
6
Sat
2010
Lançamento do romance a Ilha das duas Primaveras, de Carlos Campaniço
Feb 6 all-day

2010

Decorreu no dia 6 de Fevereiro, o lançamento do mais recente romance de Carlos Campaniço. O autor, que é natural de Safara e vive há catorze anos no Algarve, apresentou na sua terra natal, perante uma sala cheia de conterrâneos e outros amigos, A Ilha das Duas Primaveras, obra de ficção inspirada na história do Mediterrâneo e dos seus povos.

Feb
25
Fri
2011
Safara recebeu encontro de produtores de plantas aromáticas e medicinais
Feb 25 all-day
Safara recebeu encontro de produtores de plantas aromáticas e medicinais @ CACS, Safara

2011

Na sequência das actividades do projecto Mediss  (co-financiado pelo Programa MED/FEDER), a ADCMoura, o Monte do Menir e a Quinta Essência organizaram um encontro de produtores de Plantas Aromáticas e Medicinais (PAM), que decorreu em Safara, no Centro de Artesanato e Cultura, no dia 26 de Fevereiro.

Esta reunião, que contou com cerca de quatro dezenas de participantes, serviu, por um lado, para divulgar os resultados do encontro de produtores portugueses realizado em França no passado mês de Novembro e os resultados da participação de produtores portugueses na última edição da BIOFACH, em Nuremberga, (trata-se do maior certame mundial de produtos biológicos) e, por outro lado, para apresentar a ideia de criação de uma Unidade Multifuncional ligada à produção de PAM, integrando logística, transformação e serviços, e ainda o projecto de criação de uma organização formal de produtores e outros profissionais ligados às PAM. Durante a sessão foi ainda abordado, por um casal de participantes, o caso dos citrinos e a sua inclusão na família das plantas aromáticas e medicinais.

Relativamente às principais conclusões do encontro, deve ser realçado, em primeiro lugar, que se tratou de uma boa oportunidade para conhecer outros projectos e pessoas ligados ao tema, em ambiente informal que foi considerado adequado. Depois, que a produção de PAM não é uma actividade fácil, ou seja, é necessário um investimento inicial elevado, uma prévia experimentação de produção de diversas plantas no local de futura exploração, um prévio conhecimento de alguns mercados (a BIOFACH é um excelente local para obtenção de informações) e uma predisposição para permanentes reajustamentos da produção face às necessidades do mercado, o que implica grande abertura à mudança e à inovação.

Por outro lado, não é possível obter, de antemão, os preços a que se comercializará os produtos, nem obter qualquer compromisso de negócio, a priori, por parte dos potenciais compradores (abordagens exploratórias, com este objectivo, têm um efeito negativo; é preciso apresentar amostras dos produtos).

Concluiu-se também que há interesse na organização da oferta (no caso, em modo biológico), no sentido de poder prover a encomendas em maiores quantidades, mas igualmente com vista à homogeneização da qualidade (de topo) dos produtos vendidos

Ficou também demonstrado o interesse em criar uma associação de produtores de PAM, nomeadamente para efeitos de representação do sector junto dos poderes públicos e em projectos, e que este processo se desenvolverá a partir de um grupo de trabalho restrito, entretanto constituído.

Por último, considerou-se que a existência de uma unidade logística de apoio aos produtores se reveste de grande importância, devendo continuar-se a aprofundar o trabalho já iniciado de levantamento de informações relativas a orçamentos, natureza dos equipamentos e serviços a disponibilizar, localização, etc.

Apr
27
Wed
2011
Oficina de Tinturaria Natural
Apr 27 all-day

2011

Orientada por Natália e Vera Bruno, o Centro de Artesanato e Cultura recebeu a Oficina de Tinturaria Natural no dia 27 de Abril.

Tingir com cores extraídas de plantas continua a exercer um fascínio para quem pratica o hobby da tinturaria natural.

Até ao aparecimento dos corantes químicos, raízes, cascas, flores e folhas eram a principal fonte de corante. As cores obtidas são suaves e cheias de beleza lustrosa das próprias plantas, plantas essas que podem ser apanhadas no campo ou cultivadas no jardim.

PROGRAMA

Componente Teórica

-Introdução histórica-Explicação do processo

Componente Prática

-Preparação da fibra-Extracção da cor

-Tingimento

-Tratamento final

Jun
7
Tue
2011
Curso de gestão de um pequeno negócio
Jun 7 all-day

2011

Entre 7 de Junho e 27 de Julho, decorreu no Centro de Artesanato e Cultura de Safara a acção de Formação Gestão de um Pequeno Negócio, inserida no curso Empreender à Medida, no âmbito do Programa Operacional Potencial Humano, Medida 6.1– Formação para a Inserção.

Esta acção surge na sequência de uma outra dedicada à Produção e Recolha de Plantas Aromáticas e Medicinais (PAM) e de Outros Recursos Silvestres, visando a mobilização e o aumento das competências empreendedoras de doze formandos em situação de desfavorecimento, provenientes de Safara, Amareleja e Santo Aleixo da Restauração, dotando-os de competências básicas de gestão de um negócio, de tal modo que se concretizem em projectos de auto-emprego naquela área ou em outras áreas de actividade.

Em termos específicos, pretendeu-se com esta formação apoiar os formandos nas várias fases do processo empreendedor: desde a análise das motivações e predisposição para empreender até à construção e teste de um Mini-Plano de Negócios, passando pelo desenvolvimento e viabilidade da ideia inicial.

Esta formação incluiu ainda acções de acompanhamento individualizado, por técnicos especialistas no apoio à criação de empresas, com vista à consolidação do projecto empresarial e à identificação das melhores soluções de financiamento e de instalação.

Serão abordadas durante a acção, além das temáticas inerentes ao processo de criação de empresas, mercado, marketing, financiamento, viabilidade (de mercado, técnica e financeira), plano de negócios, recursos humanos -,também as temáticas relacionadas com a consolidação da empresa – inovação e criatividade, qualidade e ambiente, responsabilidade social e ainda módulos direccionados para actividades práticas como a fiscalidade e a documentação comercial.

Os Mini-Planos de Negócios apresentados pelos formandos, que constituiu o culminar do processo formativo e deve beneficiar do trabalho interdisciplinar desenvolvido, foram apreciados e validados por um painel de avaliadores externos convidados, a quem competiu a tarefa de avaliação e de definição de recomendações e sugestões de melhoria.

Dec
28
Wed
2011
Curso de produção e recolha de Plantas Aromáticas e Medicinais e de outros recursos silvestres
Dec 28 2011 – May 24 2012 all-day

2010-2011

Entre 28 de Dezembro de 2010 e 25 de Maio de 2011 decorreu no Centro de Artesanato e Cultura de Safara um curso de formação profissional, dirigido a públicos desfavorecidos, na área da Produção e Recolha de Plantas Aromáticas e Medicinais (PAM) e de Outros Recursos Silvestres, no âmbito do Programa Operacional Potencial Humano, Tipologia 6.1. O objectivo do curso é o de mobilizar/aumentar as competências empreendedoras dos formandos nesta área, de tal modo que se concretizem em projectos de auto-emprego e ou de constituição de mão-de-obra qualificada para prestar serviços a empresários que já estão neste momento a produzir PAM no Alentejo.

Este curso teve uma duração de 600 horas, decorrendo a componente teórica no Centro de Artesanato e Cultura de Safara e a componente prática na Herdade dos Lameirões, perto de Safara, em cerca de dois hectares de terreno, no âmbito de protocolo celebrado entre a ADCMoura e a Direcção Regional de Agricultura e Pescas do Alentejo.

Jan
3
Tue
2012
Curso de produção e recolha de plantas aromáticas e medicinais e de outros recursos silvestres
Jan 3 all-day
Curso de produção e recolha de plantas aromáticas e medicinais e de outros recursos silvestres @ CACS, Herdade dos Lameirões, Safara

Entre 3 de Janeiro e 27 de Abril decorreu no Centro de Artesanato e Cultura de Safara um novo curso de formação profissional, dirigido a públicos desfavorecidos, na área da Produção e Recolha de Plantas Aromáticas e Medicinais (PAM) e de Outros Recursos Silvestres, no âmbito do Programa Operacional Potencial Humano, Tipologia 6.1. O objectivo do curso é o de mobilizar/aumentar as competências empreendedoras dos formandos nesta área, de tal modo que se concretizem em projectos de auto-emprego e ou de constituição de mão-de-obra qualificada para prestar serviços a empresários que já estão neste momento a produzir PAM no Alentejo.

Este curso teve uma duração de 600 horas, decorrendo a componente teórica no Centro de Artesanato e Cultura de Safara e a componente prática na Herdade dos Lameirões, perto de Safara, em cerca de dois hectares de terreno, no âmbito de protocolo celebrado entre a ADCMoura e a Direcção Regional de Agricultura e Pescas do Alentejo.

Apr
11
Wed
2012
Oficina de produtos de limpeza ecológicos
Apr 11 all-day
Oficina de produtos de limpeza ecológicos @ CACS, Safara

2011

Vivemos atualmente numa sociedade de consumo, que promove um modelo social baseado no consumismo mas que é absolutamente insustentável. Temos de dizer “Basta!” a todo este consumismo excessivo e irresponsável causador dos grandes problemas ambientais do planeta e dos problemas financeiros que as famílias enfrentam na atualidade, assim como do seu crescente endividamento.

É necessário despertar a consciência para os impactes ambientais que provocamos todos os dias quase sem darmos por isso. É um dever de todos garantir que não gastamos mais do que a Natureza pode repor e é urgente perceber que só assim poderemos proteger o nosso modo de vida.

“Ninguém cometeu maior erro do que aquele que não fez nada só porque podia fazer muito pouco”.

Muitos produtos de limpeza e higiene/beleza são derivados de petróleo e poluem enormemente os recursos hídricos. Para além disso, constituem uma parte considerável das nossas despesas no supermercado.

Nesta sessão foram apresentadas algumas receitas de como fazer de forma mais ecológica e mais económica também:

-Produtos ecológicos de limpeza do chão; Limpa móveis caseiro; Aspirar e perfumar; Detergente para roupa; Limpeza de vidros; Sabão líquido para louça; Desinfectante para WC; Detergente ecológico; detergente ecológico multiuso; Amaciador de roupa; Limpa-vidros e espelhos; Limpa-fornos; Limpar panelas e formas queimadas; Desodorizante caseiro; Amaciador de cabelo caseiro; Tratamento caseiro para queda de cabelo; Máscara anti-caspa; Limpeza e hidratação da pele do rosto; Sabonete de aveia e mel; Sabão caseiro.

Jun
23
Sat
2012
1º Curso Prático de Produção, Secagem, Destilação e Comercialização de Plantas Aromáticas e Medicinais
Jun 23 – Jun 23 all-day

2012

Realizou-se no fim-de-semana de 23 e 24 de Junho de 2012, no Centro de Artesanato e Cultura de Safara e na Herdade dos Lameirões, o 1º Bloco do 1º Curso Prático de Produção, Secagem, Destilação e Comercialização de Plantas Aromáticas e Medicinais, promovido pela ADCMoura / Terra Plena, Território e Turismo, em parceria com a Herdade do Gamoal, Monte do Menir, Monte dos Abibes/Ervitas Catitas e Escola Superior Agrária de Santarém.

De natureza essencialmente prática, com as sessões de formação a decorrerem em ambiente de exploração agrícola e orientadas por formadores especialistas no tema, alguns dos quais são eles próprios empresários do sector, este curso é frequentado por 17 formandos/as de todo o país e tem como objectivo dotar os/as interessados/as pelo tema das PAM e potenciais produtores / investidores de informação e competências que lhes permitam conhecer melhor e tirar partido das oportunidades identificadas neste sector económico em crescimento.

Neste primeiro Bloco de formação foram abordados os seguintes conteúdos: O sistema de fertilidade, fertilização e adubação em Modo de Produção Biológico; Rega e Drenagem; Controlo de infestantes; Tipo de plantas, características e necessidades.

O curso prosseguirá nos dias 7 e 8 de Julho, em Montargil, na Herdade do Gamoal; o 3º Bloco decorrerá em Monsaraz e Estremoz, no Monte do Menir e no Monte dos Abibes, nos dias 8 e 9 de Setembro, respectivamente; finalmente, o 4º Bloco decorrerá novamente em Safara, nos dias 29 e 30 de Setembro.

Sep
2
Sun
2012
Protecção de olivais tradicionais, antigos e monumentais
Sep 2 all-day

2012

Realizou-se no dia 2 de Setembro, no âmbito do projecto ASAS – Aldeias Sustentáveis e Activas (Programa Rede Rural Nacional) e inserido na XIV Semana Cultura de Safara, uma iniciativa dedicada à protecção dos olivais tradicionais, antigos e monumentais, que contou com a participação de uma dezena e meia de olivicultores e proprietários de olivais da freguesia de Safara.

A sessão foi orientada por José Pedro Fernandes de Oliveira, e constou de uma  conferência seguida de debate no Centro de Artesanato e Cultura e de uma visita técnica a um olival situado nos arredores da aldeia.

O palestrante é ex-professor de agronomia, olivicultor e proprietário de um olival de 15 hectares localizado próximo de Vila Verde de Ficalho (concelho de Serpa), em que predominam oliveiras tradicionais e antigas, e entre estas um número apreciável de árvores monumentais, cuja recuperação e conservação lhe valeu em 2011 a atribuição de uma menção honrosa do Prémio Nacional de Ambiente.

 

 

Mar
23
Sat
2013
Apresentação do romance Os demónios de Álvaro Cobra, de Carlos Campaniço
Mar 23 @ 16:30 – 18:30

2013

No dia 23 de Março, foi apresentado no Centro de Artesanato e Cultura de Safara o mais recente romance de Carlos Campaniço, Os demónios de Álvaro Cobra, com a presença do autor. Recorde-se que Carlos Campaniço é natural de Safara e venceu com esta obra o Prémio Literário Cidade de Almada 2012. A apresentação do livro esteve a cargo do escritor Mário Zambujal.

SINOPSE

A aldeia de Medinas seria um lugar bem mais aprazível não fosse contar- se entre os seus habitantes Álvaro Cobra, um lavrador que atrai fenómenos sobrenaturais e tão depressa é tido por bruxo como por santo: não chorou ao nascer, com um mês já tinha dois dentes, consegue ouvir a Terra girar sobre si própria, tem uma cadela que adivinha o tempo e, além disso, já morreu duas vezes – mas ressuscitou, e desde então um bando de grifos faz ninho no seu telhado. A sua estranheza impediu-o, porém, de arranjar mulher, mas o encontro com a filha de um nómada que vende torrão doce na Feira de Setembro promete mudar esse estado de coisas, ainda que a união traga surpresas (nem sempre agradáveis) quer ao próprio lavrador, quer às mulheres da sua família: a bisavó Lourença, que conta cento e cinquenta anos mas guarda invejável lucidez; a mãe, que consegue trabalhar a terra com uma mão e cozinhar com a outra; ou mesmo Branca Mariana, a irmã excessivamente febril que vive prostrada numa cama onde os lençóis chegam a pegar fogo. Do casamento atribulado, nascerá Vicente, o filho de quem se espera uma existência completamente distinta da do pai. Porém, tratando-se de um Cobra, nunca fiando… Ao ficcionar uma aldeia alentejana em finais do século XIX – na qual judeus, árabes e cristãos andam às turras e os mitos ganham terreno à realidade -, Carlos Campaniço oferece-nos uma galeria de personagens inesquecíveis, que vão de um anarquista à dona de um bordel ambulante, e recicla de forma original o realismo mágico para revisitar as virtudes e os defeitos das pequenas comunidades rurais do nosso Portugal.